sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

by, Yamahia


Correu tudo bem. Pelo menos até agora.


Eu só fui até Santo André. Depois tive que voltar. Eram umas 15H quando o grupo foi abastecer ao InterMarché lá do sítio. Mas à nossa frente estavam uma série de carros a gasoil. Por certo para encherem os depósitos e como já só restavam cerca de 2.30H de luz resolvi arrancar sem abastecer.

Não consegui convencer o AirBus a voar amanhã, pelo que vim mesmo sozinho, o que não deixava de ser um desafio. Enfrentar cerca de 180 kms com pouco mais de 2 horas de luz do dia, sem GPS e com luzes da mota muita fraquitas

Já tinha passado naqueles caminhos umas quantas vezes mas não tinha na memória, nem de perto dos caminhos que me haveriam de levar a Casebres, pois a partir daí é de olhos fechados, tantas já foram as vezes que já lhes perdi a conta...

Portanto o objectivo era conseguir chegar a Casebres de dia.

A Serra de Grândola é uma armadilha jeitosa pelo que optei por apanhar um caminho paralelo ao IC1. Um misto de terra batida e alcatrão lixa de pneu. Foi uma sorte. É que é um bocado suicida andar no IC1 de mota4. Passavam por mim quase que me arrancavam os plásticos, apesar de seguir na berma.
Pelo que quando vi aquilo ali à mão nem pensei 2x. Foi só passar a vala de escoamento de águas, subir um cabeço e voilá. Vedação não havia
Por isso é que ás vezes há acidentes graves com animais nestas vias e depois ninguém tem culpa




Na bomba de estimação que demorou um bocado a descobrir, fiquei a conhecer quase toda a zona envolvente de Grândola. O que é bom. O saber não ocupa lugar.
7,77l a condizer com o nr. talismã na mota.Só podia dar certo



Pelo que sem medos vai de enfrentar o trilho à direita que haveria de levar a Alcácer.
Gosto especialmente deste troço com saltos constantes. Parece uma pista de QX selvagem




O reabastecimento na Barrosinha foi ignorado tal era a confiança em continuar no bom caminho embora daqui para a frente não conseguisse visualizar na memória o trilho. Confiava no entanto que me iria lembrando à medida que fosse avançando:



E de facto, tudo voltava a sair bem. Vai na volta e nós humanos também temos qualquer coisa magnética como os pombos, que nos orienta.
E aí está a entrada para as Sesmarias. Fantástico. Até eu já começava a ficar de papo cheio e com poucas dúvidas de que iria conseguir levar o navio a bom porto.



Agora só o rápido cair do sol me causava apreensão. Não havia tempo a perder pelo que já não há fotos das outras 2 cercas desta herdade, a última das quais liga praticamente com a Barragem Pego do Altar. Sempre que passo ali sou efusivamente saudado pelos inúmeros autocaravanistas que lá acampam. Compreende-se, têm que se distrair com qualquer coisa, eheh

Á medida que a noite se aproximava o meu ritmo, que eu queria que fosse calmo do principio ao fim, aumentava automaticamente, o que poderia ser perigoso, até porque os terrenos de Santa Susana que agora atravessava são algo irregulares e com pouca luz o que aliado a alguma velocidade, pode resultar num cocktail perigoso. Dei comigo a correr para abrir e fechar as cercas. Parecia que estava numa corrida. Era uma corrida contra o tempo, sem dúvida rsrs
Só numa das cercas travei os ímpetos. É que aquilo estava cheio de gado e estava logo ali perto um dos grandes e com uma armação de respeito. Não fosse ele pensar que eu era um ser hostil...Mais uma etapa superada com o coração nas mãos e dei por mim no trilho maravilha dos saltos estonteantes e das curvas derrapantes
Pena que já era lusco-fusco e não deu para tirar total partido da coisa. Mas mesmo assim foi muito fixe.

A partir daqui já saboreava a vitória, O restante do percurso até à rotunda de Casebres foi já em descompressão e sem a mínima preocupação com o cair da noite. A estrada era já ali Pensava acima de tudo em ser visto na estrada até à Marateca e como me proteger do frio -1º
A rotunda de Casebres. Marco de grandes aventuras:



Eram 17.45H
Habitualmente o nosso caminho seria em frente só que agora com o corte do trilho pelas valas. Resolvi virar à esquerda e seguir por estrada até à Marateca.
Sim eu tinha a certeza que já tinha visto há uns meses ou anos a placa a indicar "Casebres" quando vinha na E.N., logo Casebres tinha que ter uma estrada que ligasse á Nacional que devia ser já ali...
Ando e ando naquela estrada e nada de E.N. Passo uma terra de nome "Fangarifau". ter decorado este nome esquisito foi importante.
De repente começa de novo trilho:- Ora bolas isto está a ficar feio. Ou à esquerda ou á direita? Para a esquerda(sul) havia candeeiros, para a direita tudo escuro pelo que vamos na luz. De repente acabam os Candeeiros e portanto escuro por escuro..., meia volta e siga para norte. Pelo menos é na direcção da Marateca. E lá vou eu outra vez cheio de confiança. O trilho era bom e só podia ir desaguar á estrada.
Chega-se a um bifurcação- 2 trilhos com bom aspecto. Trilho da esq com portão aberto, pelo que opto pelo da direita. Não andei 3 kms e de repente eleva-se um monte com alguns 20m. Chiça que aquele pessoal quando corta trilho é mesmo a sério. Até parecia que o 2012 tinha chegado mais cedo
Meia volta e vai de tentar a sorte pelo trilho da esquerda. Ao fim de uns kms valentes finalmente uma luz. Será que tou com visões? A sensação deve ter sido igual ao gajo perdido no deserto que encontra um oásis. De certeza que é uma povoação. Ahah tou safo
Afinal a povoação era uma casota. O trilho acabava num grande largo em frente dessa casota e nas traseiras da casota outro trilho acabava em cima de uma báscula feita recentemente. Portanto não havia mais caminho.
Não gosto de incomodar ninguém mas...entrei pelo largo adentro, 2 aceleradelas, desligo e lá vem uma Srªa com sotaque, porem dava para perceber que por ali não me safava:
-Como o senhor chegou aqui. Aqui tudo fechado. Meu marido é que fecha os portões todos. Ele anda por ai deve estar a chegar.
-Á e tal, venho de Fangarifau e quero ir para a Marateca. Peço desculpa por ter entrado aqui
-O senhor tem que voltar tudo para trás e em Fangarigau ir para a esquerda para Palma...
- Dê-me o seu nr de telefone, não vá isto correr mal...
Deu-me o do marido. Um telemóvel. Fixe
Já nem sentia frio nem nada. Só queria era ver-me livre daquilo e por acaso a coisa até tava a correr bem só que quando chego ao portão já este estava fechado. Era só o que faltava. Agora estou preso. Arghhh
Ligo ao homem, entretanto o telemóvel a dar sinal de bateria fraca, mais um stress... que promete libertar-me em 5 min. E assim foi. Bem era cá uma bizarma... Ainda bem que era boa pessoa como a esposa. Explicou-me o caminho para Palma, fez um mapa no chão e tudo. Tenho que lá levar uma prenda!!!
Confirmou que a Marateca era quase onde eu estava lá na casa mas que nada podia fazer pois estava tudo fechado.
Para ajudar à festa reparo que ando com a torneira da gasolina no RES. A qualquer momento podia ficar sem gasosa. Outro stress!!!- Daqui a Palma O Senhor tem 4 ou 6 kms e na estrada mais 10 kms mais ou menos.
Quando vi a placa à saída de Palma era 15km!!! Sempre com o coração nas mãos, lá cheguei ás bombas da Marateca ainda com 1 litro e picos no depósito. Vantagens de ter uma mota que gasta poucochito...
E eu a pensar que de Casebres para a frente eram favas contadas. Afinal foi um grande 31. É caso para dizer que "santos da casa não fazem milagres", Lá diz o ditado e é verdade, eheh...
Há quem pague fortunas para viver emoções fortes. Eu acho que não é necessário. Foram uma data delas numa só tardeeheheh

Eram 19.30h e finalmente estava a dar nota da minha posição ao Mike que já me tinha ligado várias vezes.
Não resisti a uma bifana e a um salgado para aconchegar o estômago e a uma Cerveja para saciar a sede

Ás 21H a menina já preparada para o banhinho com aroma a Maçã:



Do início falará o Mike, quero apenas sublinhar que apreciei a forma empenhada com que o ZéSousa conduziu o pelotão do nosso condado ao Ferry. Adorei os trilhos dos Arrozais, o estradão de areia do Gasoduto e os trilhos de areia para Santo andré, sobretudo quando se avistou o mar à nossa direita. Grandes paisagens e grandes trilhos.
Nota negativa para o caramelo que nos recomendou o restaurante na zonaJ lá do sítio. Não devia gostar de quadmaníacos. rsrsrs
Todavia o convívio esteve ao melhor nível Mike, TheDoctor, AirBus, ZéSousa, Macela, Sniperboy, Rui Machado e Yamahia. Não só ao almoço mas principalmente.

Abraços e até à próxima.
Grande dia.

Tenham um bom regresso e divirtam-se

0 comentários:

Postar um comentário