domingo, 27 de dezembro de 2009

Transmissão - como mudar

Desta vez vamos aprender como mudar uma transmissão de práticamente todos os modelos desportivos e alguns utilitários de ATV.



1º-->
Ter preparado um kit de transmissão completo. Quando se muda, convém logo ser tudo, pois as peças usadas já têm a "cama" umas das outras. Pôr uma corrente nova em cima de um pinhon ou cremalheira usada é estar a condenar a corrente a uma deteorizaçao rapidissima. Um pinhon ou cremalheira nova com com uma corrente usada, já nao é tão grave, mas não convém.





2º-->
Retirar os 2 parafusos do pinhon, tal como se mostra na figura abaixo. Vai sair primeiro a peça que se pode ver por cima do pinhon. Essa peça deverá ser preservada para ser montada com o pinhon novo.





3º-->
Como podem ver, a corrente mesmo assim nao sairá pois fica presa na ligaçao entre o braço oscilante e o quadro. Para a retirar existem 3 soluções. Escolham a que mais vos agradar. A corrente pode ter elo de engate rápido e podem facilmete separá-la por ai. Nao tendo o tal elo, podem facilmente retirar qql um deles com uma chave para o efeito. Se nao se quiserem chater muito, cheguem-lhe a rebarbadora com o disco de corte Ou emultimo caso, desmontam o braço oscilante....


Elo engate rápido


Chave de elos


Rebarbadora





4º-->
Após retirar a jante do lado esquerdo, desapertar a porca central como se mostra na figura. Usem WD40 e uma chave com um bom balanço. O mais natural e que esteja mesmo bem apertado.






5ª-->
De seguida, retirar os 4 parafusos da cremalheira como se mostra na imagem seguinte,



6º-->
Montar pinhon e cremalheira novos, cruzeta e jante pela ordem inversa.
Por a corrente. Nao terao problemas em faze-la passar em toda a volta, pois ela é suposto vir aberta.

7º-->
Para conectar a corrente, utilizar um elo de engate rárpido da seguinte forma.
Atenção aos o-rings



Muito importante. A colocaçao da última peça do elo de engate tem que ser feita no sentido contrário ao que anda a corrente. Ou seja, trabalhando na parte superior da corrente em que esta gira em direcçao ao pinhon, a peça terá de ser colocada da frente para trás.




P.S-> Estava a esquecer de um promenor importante. Na fase de desapartarem o parafuso central da cruzeta convém ainda ter o kit transmissao montado, pois ajudará a manter o eixo imóvel engatando apenas uma primeira. Na altura nao o fiz, e depois a soluçao foi montar o pinhon e corrente nova sobre a cremalheira usada. A corrente nao a precisei de ligar com o elo como é evidente. Mais um promenor: visto estarem a por uma corrente nova, teem que afrouxar o desafinador de corrente. Aquele que se utiliza para esticar a corrente. Terão desta vez que o utilizar ao contrario.

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